Terça-Feira, 21 de Fevereiro, 2025 Acesse nosso Instagram
13-12-2024

Acordo Mercosul-União Europeia Garante Maior Acesso para Produtos Brasileiros, Incluindo Açúcar e Etanol

O acordo formalizado entre o Mercosul e a União Europeia estabelece novas condições para o comércio de produtos agropecuários brasileiros, com destaque para a redução de tarifas e o aumento de cotas de exportação. De acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o acordo prevê tarifas zero para alguns produtos e amplia as cotas de exportação para outros, como açúcar, etanol, carne de frango e carne bovina.

Fávaro destacou a importância histórica do acordo, que foi buscado por 25 anos. Em uma gravação enviada à imprensa, ele afirmou que a medida representa um avanço significativo para a agropecuária brasileira. "Este acordo prevê mais liberdade comercial para o Brasil, com tarifas zero para frutas, café e outros produtos", afirmou.

Cotas e Benefícios Específicos para Produtos Brasileiros

O acordo estabelece cotas com condições favoráveis para a exportação de alguns produtos-chave. O açúcar, por exemplo, terá uma cota de 180 mil toneladas, com tarifa zero dentro da cota. Já o etanol industrial poderá ser exportado sem tarifas até 450 mil toneladas, enquanto outras 200 mil toneladas de etanol para diferentes usos terão tarifas reduzidas a um terço da taxa padrão. Além disso, milho e sorgo terão uma cota de 1 milhão de toneladas, com tarifa zero na entrada em vigor do acordo, também com volumes crescentes ao longo do tempo.

A implementação do acordo está prevista para os próximos meses, após a revisão jurídica do texto e sua tradução para os idiomas oficiais dos países da União Europeia. O governo brasileiro celebra o potencial de expansão das exportações e as novas oportunidades econômicas que o acordo oferece.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja Mais
Sala do Empreendedor e Sebrae auxiliam MEIs na regularização de...
Semana começa com previsão de chuva em diferentes regiões do E...
Aprosoja/MS finaliza o levantamento de Uso e Ocupação de Solo d...
Preço da arroba do boi segue com previsão de alta...
Preços do Café Divergem nas Bolsas Internacionais na Abertura d...
Mercado do Açúcar: Expectativa de boa oferta pressiona preços ...
Milho fecha misto na B3: Colheita influencia...
BNDES aprova R$ 52,3 bi para o agro em 2024, 26% a mais do que no...
Mercado de arroz no Brasil enfrenta transição com baixa liquide...
Avanço Histórico: Biodiesel Completa 20 Anos no Brasil e AlcanÃ...
Mais vistos