O governo brasileiro garantiu novas oportunidades para o agronegócio nacional com a abertura de mercados na Arábia Saudita e na Turquia. Os avanços foram possíveis por meio da aprovação de certificações sanitárias que viabilizam a exportação de novos produtos para esses países.
Na Arábia Saudita, as autoridades sanitárias aprovaram o Certificado Veterinário Internacional (CVI) para a exportação de peixes ornamentais do Brasil. Em 2024, o país árabe importou mais de US$ 2,7 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para carnes, complexo sucroalcooleiro, cereais, farinhas e estresse, além do complexo soja.
Já a Turquia autorizou a entrada de hemoderivados e produtos lácteos não destinados ao consumo humano. O mercado turco movimentou mais de US$ 3,1 bilhões diretamente de produtos agropecuários brasileiros em 2024, sendo os principais itens do complexo soja, fibras e produtos têxteis, café, carnes, produtos florestais e animais vivos (exceto pescados).
Com essas novas aberturas, o Brasil alcança 20 mercados habilitados para exportação em 2025, totalizando 320 novas oportunidades comerciais desde o início de 2023. As conquistas reforçam o protagonismo do agronegócio brasileiro no comércio global e ampliam a diversificação dos produtos exportados.
Fonte: O Presente Rural com Mapa