O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (20), às 22h42 (horário de MS), com a ocorrência do solstício de inverno no Hemisfério Sul. No mesmo instante, o Hemisfério Norte terá o solstício de verão. O fenômeno astronômico marca a mudança de estação e dá início ao período com dias mais curtos e noites mais longas no ano.
A diminuição da luz do dia é uma característica marcante desta estação. Após o equinócio de outono, os dias vão ficando progressivamente menores até o solstício de inverno, que traz a noite mais longa do ano. A partir daí, os dias voltam a se alongar gradualmente até o próximo equinócio, que marca a chegada da primavera.
O início do inverno costuma ocorrer entre os dias 20 e 21 de junho, mas até o ano 2000, ele geralmente acontecia entre 21 e 22 de junho. A variação é explicada por dois fatores: a precessão dos equinócios, que altera a posição dos equinócios em relação às estrelas, e a diferença entre o ano civil, de 365 ou 366 dias, e o ano trópico, que tem aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.
É essa diferença de quase seis horas por ano que torna necessário o ano bissexto, garantindo que as estações permaneçam alinhadas ao calendário ao longo do tempo.