Segunda-Feira, 23 de Julho, 2025 Acesse nosso Instagram
09-06-2025

Supersafra de arroz pressiona preços e setor cobra ação do governo

A estimativa de uma colheita recorde de 12,14 milhões de toneladas de arroz na safra 2024/2025 — alta de 14,8% em relação ao ciclo anterior — acendeu o alerta na cadeia produtiva do grão. Com os preços pagos ao produtor em queda livre, entidades do setor se reuniram com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Porto Alegre, para cobrar medidas que evitem uma crise mais profunda.

O receio é que a combinação entre excesso de oferta, mercado interno saturado e falta de mecanismos de escoamento provoque um colapso de rentabilidade no campo. A médio prazo, o cenário pode desestimular o cultivo e comprometer a estabilidade do abastecimento nacional, pressionando também o consumidor.

Entre as reivindicações levadas à estatal, estão políticas públicas de suporte à comercialização, como formação de estoques reguladores, compras governamentais e estímulo às exportações. A Conab se comprometeu a organizar, na próxima semana, uma reunião interministerial em Brasília para buscar alternativas.

O setor defende um reequilíbrio urgente dos preços, sob risco de deterioração de toda a cadeia produtiva. Para produtores e indústrias, a intervenção do governo é decisiva para garantir previsibilidade, renda e estabilidade ao longo do ano.

Veja Mais
FRANGO: Maior oferta pressiona médias da carne...
Carne bovina: preços seguem firmes frente à baixa oferta...
Mercado ignora relatório e algodão cai...
Inverno começa hoje e já traz de volta queda na temperaturas...
Exportações de café do Brasil acumulam 42,96 milhões de sacas...
Confira como está a situação do milho...
Frente fria avança e muda o tempo em Mato Grosso do Sul a partir...
Exportação de uvas brasileiras mais que dobra em maio, aponta C...
Safra de algodão 2024/25 inicia colheita com expectativa de prod...
Estudo revela panorama atual da produção orgânica no Brasil e ...
Mais vistos