Terça-Feira, 25 de Abril, 2025 Acesse nosso Instagram
31-05-2023

Milho: Soluções transferem eficácia ante doenças mais relevantes do cereal e à resistência de patógenos a fungicidas

Tecnologias integradas reforçam a proteção da cultura frente às doenças cercosporiose, ferrugem, mancha branca e outras

A Sipcam Nichino Brasil obteve o registro do fungicida de marca Echo® 720 SC para controle da mancha-de-phaeosphaeria, doença conhecida como mancha-branca-do-milho. Com isso, a companhia amplia ao produtor o desenvolvimento potencial de estratégias de proteção do cereal. Além deste produto, um fungicida multissítio com propriedades de contato e protetora, o portfólio para doenças do milho se sobressai pelo reconhecido desempenho integrado, complementar, das soluções Fezan® Gold, Vitene® e Support®.

Vitene®, por exemplo, salienta a empresa, desde lançado, há cerca de dois anos, tornou-se estratégico ao produtor ao entregar eficácia da ordem de 90% no controle das doenças cercosporiose (Cercospora zeae-maydis) e ferrugem (Puccinia polysora). “Ambas levam a perdas de produtividade de 70% a 90% de uma lavoura”, resume o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da companhia.

“Em um campo coordenado juntamente a instituições de pesquisas (Fundação ABC, no Paraná e Desafios Agro, no Mato Grosso do Sul), o mesmo fungicida, preventivamente, trouxe retorno em produtividade aproximado de 9,9 mil quilos por hectare, acima de todos os tratamentos comparados”, acrescenta ele.

“Agora, com o registro do fungicida Echo® 720 SC, o produtor ganha mais flexibilidade no tocante ao manejo de doenças estratégicas”, diz Freitas. “Aplicado corretamente, este produto resulta em desempenho acima da média no manejo da mancha-branca-do-milho, mais uma doença economicamente relevante da cultura, de difícil controle, cujo potencial para reduzir a produtividade é de até 60%.”

Já em relação ao fungicida Fezan® Gold, Freitas adianta que a solução reforça medidas protetivas atreladas à incidência da cercosporiose. “O produto foi o primeiro dotado de ação sistêmica e protetora com multissítio, e permanece um dos poucos com essas características”, destaca ele. “Além da efetividade sobre essa doença, propicia ainda diferenciais tecnológicos de ponta associados ao manejo de resistência de patógenos a fungicidas específicos”, finaliza.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Veja Mais
Contratos futuros do açúcar iniciam a semana em queda com press...
Flutuações no Mercado do Milho nos Estados Brasileiros...
Mercado da Soja: Brasil Impulsiona Oferta Global em Meio a Oscila...
Exportações de Café Recuam e Preços Sofrem Ajustes em Março...
Preços do trigo alcançam os maiores níveis nominais desde agos...
Brasil Impulsiona Produção de Biodiesel com Expansão da Capaci...
Famasul destaca sustentabilidade na produção agropecuária dura...
Mato Grosso do Sul vai levar para COP-30 sua experiência de suce...
Análise do Mercado de Açúcar: Desafios de Oferta e Perspectiva...
Análise climática do Cemtec aponta déficit de chuvas, temperat...
Mais vistos