A Cooperativa Agroindustrial Copagril realizou, na última sexta-feira (31), a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária 2025. A convocação teve grande adesão por parte dos produtores cooperados, que lotaram as dependências do Salão Social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná.
O diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, apresentou o balanço do exercício, detalhando as ações realizadas pela cooperativa no ano de 2024. O balanço apresentado foi aprovado pelos associados por aclamação.
Em 2024, a Copagril reformulou seu modelo de governança, diversificou seus negócios, especialmente por meio da atuação no mercado de pellets de madeira e crédito de carbono, ampliando as oportunidades de capitalização das propriedades dos seus cooperados.
No mesmo ano foi registrado um aumento significativo no quadro social da Copagril, que levou ao alcance da marca de 7.500 associados, um incremento de 16,6%, um marco que reforça a direção correta dos esforços empreendidos no último ano.
Durante o exercício de 2024, a Copagril registrou um faturamento bruto de R$ 2,5 bilhões, bem como a distribuição de sobras no montante de R$ 11,2 milhões em sobras da Copagril e das intercooperações, resultado de uma gestão eficiente e do fortalecimento das atividades dos cooperados. “Encerramos o exercício com a certeza de que estamos no caminho certo. As mudanças implementadas e os resultados alcançados fortalecem nossa visão de futuro, com foco em sustentabilidade, inovação e rentabilidade para todos os associados”, pontuou a Diretoria Executiva da Copagril.
Aquisição
Durante o evento, a Copagril também realizou a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ocasião em que os associados presentes autorizaram a Diretoria a negociar a aquisição de uma empresa não cooperativa. Na oportunidade, os diretores comunicaram a intenção de adquirir 45% das quotas societárias da NetWord Agro.
Trata-se de uma empresa estabelecida em Palotina (PR) que desenvolve tecnologias preditivas para o monitoramento digital de solos e lavouras. Sua atuação inclui a geração do balanço de carbono das propriedades por meio de sensores, o monitoramento agrícola com sensores e drones para a criação de mapas de manejo integrado e o desenvolvimento de sensores para acompanhar a ambiência e os sintomas dos animais em confinamento.
O objetivo é viabilizar práticas sustentáveis, aprimorar a precisão no manejo agrícola e potencializar a rentabilidade dos produtores.
Com a parceria entre a Copagril e a NetWord Agro, a cooperativa se tornará a primeira do Brasil preparada para operar no futuro mercado regulado de mensuração e comercialização de crédito de carbono. Essa iniciativa proporcionará aos associados acesso a um mercado inovador, que alia rentabilidade financeira e sustentabilidade econômica e ambiental às propriedades.
Expansão no Mato Grosso do Sul
No mesmo evento, a Diretoria Executiva anunciou o projeto de expansão no Mato Grosso do Sul com a abertura de cinco novas filiais Copagril nas cidades de Dourados, Jardim, Maracaju, Rio Brilhante e Sidrolândia.
A novidade fortalecerá a presença da Cooperativa na região que atualmente já conta com cinco filiais, nos municípios de Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Naviraí e Ivinhema.
Essa iniciativa visa ampliar o suporte aos produtores locais, oferecendo mais acesso a insumos, assistência técnica e oportunidades de comercialização, impulsionando o desenvolvimento agroindustrial e econômico do Estado.
Conselho Fiscal Gestão de 2025
Na ocasião foi eleito o Conselho Fiscal para a Gestão 2025, com a seguinte composição:
Efetivos: José Rosenberger, André Luis Fiedler e Renato Borelli
Suplentes: Nilton Fischer, Hari Normélio Krepsky e Ivo Alberto Bartzen
ACFC elege nova diretoria para 2025
També, foi eleita a nova diretoria da Associação dos Comitês Femininos da Copagril (ACFC) para a gestão de 2025, durante Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada na última segunda-feira (27) . Leoni Ratke Lengert, do Comitê Raio de Luz, foi reeleita presidente da entidade. Durante a AGO, foram discutidos assuntos gerais relacionados aos Comitês Femininos da Copagril (CFC’s), apresentados o balanço geral de 2024 e eleitos os membros do Conselho Fiscal para o ano atual, além de outras deliberações importantes.
A nova diretoria da ACFC para 2025 será composta por Leoni Ratke Lengert (presidente – Comitê Raio de Luz), Claudete Maria Sônego (vice-presidente – Comitê Raio de Luz), Claci Leopold Lange (tesoureira – Comitê Flor do Campo), Marilene Werlang (vice-tesoureira – Comitê Sol Nascente), Elane Inês Lopes (secretária – Comitê Alegres e Unidas) e Ilse Wickert (vice-secretária – Comitê 28 de Março).
E o Conselho Fiscal será formado por Marli Kovald (efetiva – Comitê Renascer), Zelmira Matter (efetiva – Comitê As Palmeirinhas) e Clair Selzler (efetiva – Comitê Mulheres do Campo), tendo Ledi Gross (suplente – Comitê 28 de Março).
Fonte: Assessoria Copagril