Sexta-Feira, 01 de Setembro, 2025 Acesse nosso Instagram
31-07-2025

Brasil habilita primeiros estabelecimentos para exportar farinhas de aves e suínos à China

O Brasil conquistou um marco importante: a habilitação de 46 estabelecimentos para exportar farinhas de aves e suínos para a China. A autorização marca um avanço concreto na relação comercial com o maior parceiro do agro brasileiro e abre novas oportunidades para o setor de reciclagem animal.

Esta nova etapa só foi possível após a assinatura do Protocolo Sanitário bilateral, em abril de 2023, seguida da realização de auditorias presenciais conduzidas pela Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), e da conclusão do modelo de certificado sanitário acordado entre as autoridades competentes dos dois países.

Ao todo, foram habilitados 46 estabelecimentos de farinhas de aves e suínos. Além disso, outros quatro estabelecimentos de farinha de pescado também foram habilitados. A autorização contempla unidades com diferentes perfis produtivos, ampliando o escopo de empresas aptas a atender ao mercado chinês.

A habilitação é fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Adidância Agrícola em Pequim, a Embaixada do Brasil em Pequim, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o setor privado nacional, que atuaram de forma coordenada para atender às exigências estabelecidas pelas autoridades chinesas.

A China segue como principal destino das exportações agropecuárias brasileiras. Em 2024, o país asiático importou mais de US$ 49,6 bilhões em produtos do agro nacional. Especificamente no segmento de farinhas de miudezas, que agora passa a incluir as farinhas de aves e suínos, as compras somaram mais de US$ 304 milhões no ano. Além da importância comercial, a habilitação também reforça o papel do Brasil no avanço de soluções sustentáveis para a agropecuária. A exportação de farinhas de origem animal integra práticas de economia circular, ao transformar resíduos em insumos valorizados pela indústria global.

Fonte: Assessoria Mapa

Veja Mais
Nova tarifa torna inviável exportação de carne bovina brasilei...
Georreferenciamento: prazo para regularizar vai até novembro...
Investimentos em infraestrutura podem transformar estado em polo ...
Cooperativismo brasileiro ultrapassa 25 milhões de cooperados...
Comercialização da soja enfrenta desafios no Brasil...
Dia Internacional da Cerveja: curiosidades, dicas e segredos para...
Carne suína perde espaço frente à bovina e ao frango...
Mercado do trigo segue com ritmo lento...
Café registra alta moderada com mercado atento à taxação dos ...
Conab anuncia a compra de 50 mil toneladas de milho em grãos...
Mais vistos