Quinta-Feira, 16 de Novembro, 2025 Acesse nosso Instagram
15-10-2025

Milho impulsiona exportações de Mato Grosso do Sul em setembro

As exportações de milho de Mato Grosso do Sul registraram um salto expressivo em setembro de 2025, com aumento de 1.851% no volume exportado em relação ao mesmo mês do ano anterior. O Estado embarcou 371,7 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 74 milhões de dólares, valor 1.934% superior ao de setembro de 2024, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), compilados pela Aprosoja/MS.

Para o analista de Economia da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes, os fatores mercadológicos têm feito o volume de exportação aumentar. “O preço do grão no mercado internacional está melhor que os preços internos e nesse momento as empresas processadoras instaladas no estado já fizeram seus estoques do grão, o que torna o mercado externo uma opção mais vantajosa”.

O principal destino do milho sul-mato-grossense foi o Irã (32%), seguido por Iraque (16%), Bangladesh (10%), Arábia Saudita (10%) e Vietnã (10%). Apesar do bom desempenho anual, em relação a agosto de 2025 houve retração de 16%, o equivalente a 71,7 mil toneladas a menos.

Já as exportações de soja do Estado recuaram 34% na comparação anual, totalizando 189,9 mil toneladas e US$ 80,1 milhões em faturamento. Na comparação com agosto, a queda foi ainda mais acentuada, de 45%. A China segue como principal destino, respondendo por 96% das exportações de soja sul-mato-grossense, seguida de Tailândia e Argentina, com 2% cada.

“A soja apresentou uma comercialização mais acelerada, comparando com as duas safras anteriores,o que explica de certa forma uma desaceleração no volume exportado. Outro fator importante foram os preços melhores que nas safras anteriores que contribuíram para que o grão fosse vendido com mais rapidez. Além disso, com a safra recorde de milho, a capacidade de armazenamento fica comprometida, fazendo com que os produtores vendam mais rapidamente a soja para poder ganhar espaço de armazenagem”.

No cenário nacional, o Brasil exportou em setembro 7,3 milhões de toneladas de soja, crescimento de 20% frente a setembro de 2024, e 7,5 milhões de toneladas de milho, alta de 18%. A China manteve-se como principal compradora de soja brasileira, responsável por 92% do volume total exportado.

O Boletim de Exportação é elaborado pela Aprosoja/MS, com base em dados oficiais da SECEX, e pode ser conferido clicando aqui.

Texto: Crislaine Oliveira (Assessoria de Comunicação da Aprosoja/MS)

Foto: arquivo da Aprosoja/MS

Veja Mais
Gasolina no Brasil está 8% acima do preço internacional...
Pecuária brasileira cresce com sustentabilidade e lidera exporta...
Cadeia da Mandioca no Brasil Passa por Transformações e Busca I...
Custos de produção de suínos e frangos sobem em setembro...
Açúcar oscila entre ganhos e perdas...
Preço do arroz atinge menor média em 14 anos e preocupa produto...
Algodão brasileiro tem queda nas cotações e produção menor p...
IBGE prevê safra recorde de 341,9 milhões de toneladas para 202...
Dólar cai em manhã de incertezas e mercado acompanha dados e si...
Queda de desemprenho produtivo aparece quando a dieta das aves pr...
Mais vistos