Quinta-Feira, 08 de Fevereiro, 2026 Acesse nosso Instagram
06-01-2026

Fundos impulsionam reação dos preços da soja

A recuperação dos preços foi atribuída à atuação dos fundos

Agrolink - Leonardo Gottems

O mercado internacional da soja encerrou a sessão em alta na Bolsa de Chicago após uma sequência de cinco quedas consecutivas, refletindo um movimento técnico de recuperação e ajustes de posições. De acordo com a TF Agroeconômica, o avanço ocorreu em meio a uma recomposição dos preços, influenciada principalmente pela atuação de fundos de investimento e por dados recentes de exportação dos Estados Unidos.

O contrato da soja com vencimento em janeiro registrou valorização de 1,75%, sendo negociado a 1.047,25 centavos de dólar por bushel, enquanto o contrato de março subiu 1,55%, fechando a 1.062,00 centavos. No mercado de derivados, o farelo de soja para janeiro teve alta de 1,34%, alcançando 294,9 dólares por tonelada curta, e o óleo de soja avançou 1,23%, encerrando o dia cotado a 49,47 centavos de dólar por libra-peso.

A recuperação dos preços foi atribuída à atuação dos fundos, que aproveitaram o recuo acumulado dos últimos dias para realizar operações de hedge e recompor posições. Estimativas de fontes privadas indicaram a compra de cerca de 8 mil contratos de soja, movimento que contribuiu para sustentar as cotações no pregão.

No campo fundamental, o mercado também avaliou os números mais recentes das exportações norte-americanas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou que as vendas externas de soja da safra 2025/2026, entre 19 e 25 de dezembro, somaram 1,177 milhão de toneladas, volume dentro das projeções do mercado. Apesar disso, o total acumulado da temporada alcançou 27,70 milhões de toneladas, resultado 30,8% inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Parte desse volume teve como destino a China, enquanto não houve registro de novas vendas pontuais no dia, fator que manteve a leitura mista para os preços em Chicago e mais favorável para o mercado brasileiro.

Veja Mais
Decisões políticas ganham força e tornam o mercado global de a...
Produção recorde e importações elevadas derrubam preço do le...
Supersafra e demanda fraca derrubam preço do arroz ao menor nív...
VBP dos ovos atinge R$ 29,7 bilhões e registra forte crescimento...
Algodão encerra 2025 com preços em queda...
Trigo: preços caem em 2025 mesmo com menor área cultivada, apon...
Preço de referência do leite cai 0,28% em dezembro ...
Embrapa lança nectarina BRS Carina com coloração intensa e cic...
Exportação de ureia venezuelana tem baixo impacto no mercado gl...
Exportações de carne suína do Brasil batem recorde em 2025 e p...
Mais vistos