Sexta-Feira, 13 de Março, 2026 Acesse nosso Instagram
13-02-2026

Semadesc debate qualificação profissional e avanços para o setor de suinocultura em reunião da Câmara setorial

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em Campo Grande sediou ontem (12) reunião da Câmara Setorial de Suinocultura. O objetivo do encontro foi debater pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva no Estado, como a ampliação e o aprimoramento de cursos práticos voltados à agropecuária, com ênfase na suinocultura, especialmente destinados aos municípios do interior. A iniciativa busca promover qualificação técnica alinhada às demandas reais do setor em cada região.

O encontro reuniu representantes de diversos elos da cadeia produtiva, reforçando o papel do colegiado como espaço de diálogo e construção de políticas públicas para o fortalecimento da suinocultura sul-mato-grossense. “A suinocultura de Mato Grosso do Sul vive um momento de expansão e profissionalização. Discutir capacitação é fundamental para garantir eficiência, bem-estar animal e competitividade. A Câmara Setorial é um espaço essencial para que produtores, indústria e governo construam juntos soluções concretas para os desafios do setor”, afirmou o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (ASUMAS), Renato Spera.

Além da capacitação profissional, temas como licenciamento ambiental e a atuação das consultorias técnicas também foram debatidos, reforçando o compromisso do setor com a regularidade, a sustentabilidade e a melhoria contínua dos processos produtivos. De acordo com o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta o encontro avançou em temas relevantes. ““Debatemos a questão do licenciamento e a relação do produtor com os técnicos das consultorias. Tudo isso traz avanços significativos e cumpre o papel principal da Câmara Setorial, que é apoiar as decisões da secretaria, sugerir alterações e garantir ampla participação. A presença expressiva dos representantes da suinocultura demonstra a efetividade dessa ferramenta de gestão e implementação de políticas públicas do governo”, destacou Beretta, que ressaltou a participação de instituições estratégicas na construção de soluções.

Durante o encontro, também foi colocada em pauta a criação de um programa de estágio. A proposta visa ampliar as oportunidades de formação prática para estudantes e fortalecer a conexão entre capacitação técnica e mercado de trabalho no setor da suinocultura.

Semadesc com informações da Asumas

Fotos – Mairinco de Pauda

Veja Mais
Agronegócio do Brasil tem superávit de US$ 9,2 bilhões em jane...
Colheita da safra 2025/26 de laranja se aproxima do fim...
Quebras e clima desafiam produção de soja...
Mercado de milho fecha em alta nas bolsas...
Importação de biodiesel divide opiniões entre setor...
Indústria de insumos agrícolas do Brasil bate recorde históric...
Importação de Arroz Dispara no Início de Fevereiro...
Costa Rica recebe plano para desenvolvimento municipal com foco n...
Exportações de carne bovina batem recorde em janeiro...
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro...
Mais vistos