Sexta-Feira, 20 de Março, 2026 Acesse nosso Instagram
20-02-2026

Região Sul lidera colheita da soja em Mato Grosso do Sul

A colheita da soja em Mato Grosso do Sul segue em andamento e, até o dia 13 de fevereiro a área colhida acompanhada pelo Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, alcançou 14,9% da área estimada no Estado, o que representa aproximadamente 714 mil hectares

A região sul apresenta o maior avanço nas operações, com 19% da área colhida, superando as regiões centro (10,3%) e norte (5,9%).

Os dados constam no Boletim nº 647, elaborado pela Aprosoja/MS em parceria com o Sistema Famasul, a partir de levantamentos realizados junto a produtores rurais, sindicatos e empresas de assistência técnica nos principais municípios produtores do Estado.

Na comparação com o mesmo período da safra 2024/2025, o índice atual está 13,8 pontos percentuais abaixo. No ciclo anterior, o Estado registrava 28,7% da área colhida até 13 de fevereiro.

Segundo o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena, o cenário climático foi determinante para o ritmo da colheita neste início de safra.

“O avanço da colheita reflete as condições enfrentadas ao longo de janeiro. Tivemos estiagem prolongada e temperaturas elevadas, principalmente na região sul, o que impactou o desenvolvimento das lavouras e, consequentemente, o desempenho em campo”, explica.

Em dezembro de 2025, mais de 75% das lavouras apresentavam boas condições. No entanto, o mês de janeiro registrou piora significativa em função dos veranicos, com períodos superiores a 20 dias sem chuvas em determinadas localidades. Levantamentos de campo indicam que mais de 640 mil hectares foram impactados, com destaque para municípios como Dourados, Ponta Porã, Maracaju e Amambai.

Atualmente, 63% das lavouras no Estado são classificadas como boas, 23,2% como regulares e 13,8% como ruins. As áreas com maior comprometimento estão associadas à irregularidade das chuvas, solos arenosos, alta incidência de pragas e falhas no estande de plantas.

A estimativa para a safra 2025/2026 aponta área cultivada de 4,794 milhões de hectares, crescimento de 5,9% em relação ao ciclo anterior. A produtividade média projetada é de 52,82 sacas por hectare, com expectativa de produção de 15,195 milhões de toneladas.

Fotos: equipe de campo da Aprosoja/MS

647 - BOLETIM SEMANAL CASA RURAL - AGRICULTURA - CIRCULAR 647 19.02.2026.pdf

647 - Resumo Aprosoja MS - 647.pdf

Veja Mais
MS registra taxa de desocupação de 2,4% no último trimestre de...
Preços de Frango e Ovos se Mantêm Estáveis...
Produção de Tomate no Brasil Bate Recorde em 2025...
Exportações de Algodão Devem Manter o Brasil Entre os Líderes...
Açúcar recua nas bolsas internacionais enquanto mercado domést...
Mercado de algodão registra estabilidade de preços...
El Niño deve desafiar ainda mais a horticultura brasileira em 20...
Mercado de leite deve passar por fase de reequilíbrio e ajustes ...
Café recupera parte das perdas e encerra semana em alta nas bols...
Milho recua na B3 em sintonia com Chicago...
Mais vistos