Domingo, 31 de Setembro, 2025 Acesse nosso Instagram
25-04-2023

Novo graminicida supera tratamentos-padrão em polos produtivos de referência do setor sucroenergético

Ensaios oficiais realizados ao longo da safra 2022 tiveram suporte de órgãos oficiais de pesquisas e consultorias independentes

Companhia desenvolvedora do herbicida Sirtaki® 360 CS, lançado no mês de maio de 2022, a Sipcam Nichino Brasil divulgou, nos últimos dias, os principais resultados apurados com a aplicação dessa solução em canaviais do interior paulista, sobretudo nas regiões de Araras, Piracicaba, Serrana e Sertãozinho, polos de referência na produção de açúcar, etanol e energia.

De acordo com a companhia, já na primeira safra de distribuição de Sirtaki® 360 CS, o herbicida se mostrou superior no controle de invasoras como capim-colonião, capim-colchão, capim-brachiaria, cordas-de-viola, beldroega e soja tiguera, entre outras. Além de Sirtaki® 360 CS, informa a empresa, foram avaliados nos estudos outros quatro ingredientes ativos.

Consultor da Sipcam Nichino Brasil, o engenheiro agrônomo Sergio Camargo acrescenta que as análises ocorreram em cenários de pré-emergência total de plantas daninhas, e levaram em conta diferentes períodos de avaliação, medidos em dias após a aplicação ou ‘DAA’.

Na região de Piracicaba, por exemplo, o novo Sirtaki® 360 CS, observado 15 DAA, registrou 93% de eficácia no controle de capim-brachiaria, à frente de um ingrediente ativo tradicional do setor canavieiro. Nos períodos 30 DAA e 45 DAA, a tecnologia da Sipcam Nichino transferiu os indicadores mais consistentes: 95% e 94,3%, respectivamente, contra 88,3% e 86,7% do herbicida comparado.

Em áreas de cana da região de Araras, igualmente nos ciclos 15 DAA, 30 DAA e 45 DAA, Sirtaki® 360 CS atingiu índices de controle de 99% a 100% ante o capim-brachiaria, ao passo que outros dois ingredientes ativos, conhecidos do produtor, obtiveram de 93% a 96,7% em eficácia.

Já em Sertãozinho, pesquisadores compararam Sirtaki® 360 CS a mais dois ingredientes ativos, nos intervalos 30 DAA, 60 DAA e 88 DAA. Entre os alvos estavam as invasoras capim-mombaça, capim-brachiaria e cordas-de-viola. Nesses canaviais, frisa a Sipcam Nichino, no conjunto dos ensaios, seu herbicida entregou controle da ordem de 80% a 100%, predominante frente ao desempenho registrado nos tratamentos-padrão.

Conforme a Sipcam Nichino, os ensaios com o herbicida Sirtaki® 360 CS da safra 2022 tiveram suporte de órgãos de pesquisa e consultorias independentes, entre estes o IAC – Instituto Agronômico, Agrociência, F&S Field Solutions e PJC Consultoria Agronômica.

Cápsula revolucionária

Segundo o diretor de marketing da Sipcam Nichino Brasil, Leandro Martins, Sirtaki® 360 CS constitui um graminicida com ingrediente ativo Clomazone, seletivo, sistêmico, pré-emergente. “Abre uma nova geração da chamada formulação encapsulada ou CS. O herbicida é inserido em microcápsulas revolucionárias, menores do que as tradicionais”, diz.

“A microcápsula é precisa, resiste a atritos, permite que o herbicida seja aplicado durante o ano todo até mesmo na palha da cana, sem que haja perdas em desempenho. A chuva também não interfere no produto; ao contrário, funciona como um agente ativador”, continua Martins. A Sipcam Nichino recomenda Sirtaki® 360 CS para invasoras de difícil controle: beldroega, capim-brachiaria, capim-colchão, capim-colonião, capim-marmelada, caruru, corda-de-viola e trapoeraba, entre outras.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Veja Mais
Safra Recorde e Tecnologias Avançadas Transformam a Produção A...
Demanda aquecida mantém preços da laranja firmes...
Produtores dos EUA enfrentam pior poder de compra de fertilizante...
Preços do algodão continuam em baixa...
Açúcar fecha em patamares mistos nas bolsas internacionais...
Produção de leite em alta pressiona preços e desafia mercado b...
Avicultores ampliam poder de compra do milho em agosto, aponta Ce...
BNDES estuda suspensão temporária de dívidas de afetados por t...
Preços do café seguem voláteis e registram ganhos moderados ne...
Com apoio do Senar/MS, Silvana formaliza o queijo “único no mu...
Mais vistos