Terça-Feira, 27 de Setembro, 2024 Acesse nosso Instagram
23-06-2023

Café: Cercosporiose e seca-de-ponteiros são alvos de fungicida em práticas de manejo protetivo da cultura

Solução Metiltiofan® mostra eficácia nos programas de tratamento das doenças que transferem perdas potenciais de 30% a 40% à produção

Uma série de testes e pesquisas liderados pela equipe técnica da Sipcam Nichino Brasil respalda a efetividade do fungicida Metiltiofan® na proteção do cafeeiro. Conforme a empresa, integrado a programas de manejo de doenças, essa tecnologia age com eficácia no controle das doenças cercosporiose ou mancha-do-olho-pardo (Cercospora coffeicola) e seca-de-ponteiros (Phoma costarricensis). Ambas, dizem especialistas, ocasionam perdas de produção estimadas entre 30% e 40%.

“Trata-se de uma solução eficaz, acrescida da entrega de uma boa relação custo-benefício ao produtor”, resume Sérgio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado. Segundo o agrônomo, Metiltiofan® conta com característica protetora/curativa “e compõe uma ampla linha de tecnologias da companhia recomendadas na proteção do café”, diz.

De acordo com Sérgio Camargo, em relação à cercosporiose ou mancha-do-olho-pardo, a companhia prescreve aplicações bem no início da formação dos frutos do cafeeiro, no “estádio chumbinho”. Já no tratamento visando o manejo da seca-de-ponteiros, acrescenta ele, “o agricultor deve acompanhar a cultura e ficar atento, sobretudo, ante condições de baixas temperaturas e alta umidade”.

Conforme o agrônomo, Metiltiofan® tem a efetividade potencializada, ainda, nos programas de manejo de resistência de patógenos a fungicidas sistêmicos.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Veja Mais
Mercado tem vendas lentas e preços estáveis dos ovos...
Embarques de Açúcar Reduzem para 3,8 Milhões de Toneladas, Rev...
Milho Inicia a Semana com Oscilações no Mercado e Expectativa p...
Início da Semana no Mercado Brasileiro de Café é Marcado por C...
Dólar Mostra Leve Alta em Meio à Recuperação Internacional e ...
De vilão a “ouro vermelho”: Com ajuda do Senar/MS, produtor ...
Preço do milho reage e atinge R$ 60,12 por saca de 60 kg...
Mato Grosso do Sul exportou US$ 5,71 bilhões em 7 meses...
Boi gordo: com ajuda das exportações e escalas apertadas, preç...
SOJA: Dólar e prêmio de exportação impulsionam cotações int...
Mais vistos