Domingo, 31 de Setembro, 2025 Acesse nosso Instagram
19-10-2023

Bioestimulação do feijão fortalece desenvolvimento vegetativo

O processo de nutrição de culturas cresce no Brasil safra após safra, caso da soja e do café, que de acordo com a consultoria Kynetec movimentaram bilhões de reais nos últimos ciclos. No feijão, especificamente, a Sipcam Nichino colhe resultados em nível de campo por meio da bioestimulação da leguminosa, e enxerga essa prática de manejo como uma tendência mais acentuada daqui para a frente. A companhia lançou uma Plataforma de Bioestimulantes formada pelas soluções Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde.

No caso do feijoeiro, dados de pesquisas realizadas pela empresa atestam que a bioestimulação da cultura resulta em aumento de produtividade. Esses estudos, especificamente, envolveram o bioestimulante de marca Abyss®, segundo informa Vitor Cabral Araujo, engenheiro agrônomo, da área de desenvolvimento de mercado. Conforme Cabral, a solução da companhia entrega desempenho vegetativo superior ao feijoeiro, “além de ampliar a capacidade fotossintética da cultura”.

Abyss® é descrito pela empresa como um fertilizante mineral misto. “Reúne micronutrientes e extratos de algas marinhas puros. Essa composição interfere positivamente nos processos bioquímicos em todos os ‘estádios’ fenológicos do feijoeiro”, assinala Cabral. “Otimiza também a absorção de nutrientes, assim como a floração, o crescimento e o desenvolvimento dos grãos.”

Ainda de acordo com o agrônomo, na comparação a lavouras de feijão que não passaram pelo processo de bioestimulação, Abyss® se sobressaiu por proporcionar a colheita de grãos mais robustos e sadios e plantas mais-bem estabelecidas.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fertilização mineral agrega benefícios ao ciclo reprodutivo da leguminosa, como a obtenção de plantas sadias e ganhos na qualidade dos grãos

Veja Mais
Safra Recorde e Tecnologias Avançadas Transformam a Produção A...
Demanda aquecida mantém preços da laranja firmes...
Produtores dos EUA enfrentam pior poder de compra de fertilizante...
Preços do algodão continuam em baixa...
Açúcar fecha em patamares mistos nas bolsas internacionais...
Produção de leite em alta pressiona preços e desafia mercado b...
Avicultores ampliam poder de compra do milho em agosto, aponta Ce...
BNDES estuda suspensão temporária de dívidas de afetados por t...
Preços do café seguem voláteis e registram ganhos moderados ne...
Com apoio do Senar/MS, Silvana formaliza o queijo “único no mu...
Mais vistos