Terça-Feira, 01 de Agosto, 2025 Acesse nosso Instagram
31-01-2025

Governo Federal irá realizar reuniões regulares sobre produção de alimentos no Brasil

Dando continuidade às ações do Governo Federal em relação à produção de alimentos no país, os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Carnevalli, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, realizaram, na última quinta-feira (30), uma reunião sobre o acompanhamento de preços, em Brasília.

Um dos assuntos discutidos foi as tendências de produção. “Foi uma reunião de acompanhamento. Nós vamos estar acompanhando o que está acontecendo no mundo dos alimentos, perspectivas, o que tem alguma carência, para que isso, então, possa ser desdobrado por técnicos em ações, por exemplo, o planejamento no Plano Safra”, evidenciou o ministro Carlos Fávaro em coletiva à imprensa.

Na ocasião, o ministro Paulo Teixeira apresentou que serão realizadas reuniões semanais e regulares para o acompanhamento e monitoramento do preço da produção, assim como da cesta básica. Ele esclareceu que o Governo Federal não irá tomar nenhuma medida heterodoxa. “Nossa preocupação é como aumentar a produção de alimentos, tendo em vista que aumentou o consumo, isso é muito bom. No Brasil, no mundo, e o Brasil não só atende ao seu mercado interno, que está aquecido, como atende também ao mercado mundial”, disse Teixeira.

Em relação à elaboração do Plano Safra 25/26, o ministro Fávaro destacou que o Plano é uma prioridade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que seja cada vez mais estimulante aos produtores.

“Mesmo com a dificuldade do aumento da Selic, foi determinação do presidente Lula para que a gente construa um novo Plano Safra, tanto para a agricultura de médios e grandes produtores, mas principalmente para pequenos produtores, cada vez mais estimulante na produção de alimentos. Vamos estudar medidas, vamos trabalhar para que eles estejam em um plano de ação mais efetivo”, ressaltou o ministro da Agricultura e Pecuária.

Fonte: Assessoria Mapa

Veja Mais
Mercado do milho: estabilidade com desafios entre custos elevados...
Mercado do açúcar inicia julho em queda diante de expectativa d...
Soja inicia julho sob pressão com desafios logísticos internos ...
Aprosoja/MS debate endividamento de produtores rurais de Mato Gro...
Aumento da mistura em combustíveis melhora descarbonização do ...
Aumento na oferta barateia cebola e pimentão verde, mas frio ele...
Colheita de feijão avança e mantém preços dos feijões comerc...
Soja se estabiliza em Chicago à espera dos relatórios do?USDA...
Julho terá chuvas irregulares e calor acima da média, alerta IN...
Exportações argentinas de soja e derivados somam 6,1 milhões d...
Mais vistos