De acordo com informações do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, até o dia 11 de abril, a colheita de soja para a safra 2024/2025 alcançou 98,3% da área total, em Mato Grosso do Sul. A região sul está com a colheita mais avançada, com média de 99,2%, enquanto a região centro e norte está com 97% de média. A área colhida até o momento, é de aproximadamente 4,4 milhões de hectares.
A estimativa é que a safra seja 6,8% maior em relação ao ciclo passado, atingindo uma área de 4,5 milhões de hectares. A produtividade inicial foi de 51,7 sacas por hectare, gerando uma expectativa de produção de 13,977 milhões de toneladas. Após a amostragem de 10,7% da área, novos dados indicaram uma produtividade de 54,4 sacas por hectare, o que gera uma expectativa de produção de 14,6 milhões de toneladas. Comparando a produtividade inicial com a atual, temos um aumento de 5%.
Paralelamente à colheita da soja, a Aprosoja/MS acompanha o plantio do milho segunda safra 2024/2025. Até o dia 11 de abril de 2025, a área plantada acompanhada pelo Projeto SIGA-MS alcançou 99% da área estimada em Mato Grosso do Sul.
Para os próximos dias , a meteorologia indica tempo instável, com aberturas de sol e aumento de nebulosidade. Há probabilidade para chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. São esperados acumulados significativos de chuva, acima de 30 mm/24h, principalmente nas regiões centro-norte, leste e sudeste do estado.
Mais informações sobre o cenário das lavouras de soja e de milho, clima e mercado de grãos podem ser obtidas aqui
Texto : Crislaine Oliveira (Assessoria de Comunicação da Aprosoja/MS)
Foto: arquivo da Aprosoja/MS