Quinta-Feira, 03 de Agosto, 2025 Acesse nosso Instagram
28-11-2023

Ferrugem da soja: Resultados mostram que fungicida sistêmico e multissítio permanece altamente eficaz no manejo da doença

Desempenho da solução foi comparado ao de misturas formadas por até três produtos diferentes; tecnologia se mostrou mais efetiva em todos os ensaios

Há várias safras presente entre as soluções ‘premium’ mais efetivas no controle da ferrugem da soja, o fungicida Fezan® Gold, da Sipcam Nichino, foi alvo de novos estudos na safra 2022-23. Conduzidos pela Instituição de Pesquisa e Consultoria Agronômica, na região gaúcha de Jaboticaba, os ensaios compreenderam aplicações de Fezan® Gold comparadas às de misturas formadas por dois e até três ingredientes ativos diferentes.

Conforme a Sipcam Nichino, em um dos ensaios Fezan® Gold, isoladamente, transferiu indicador de controle de 94% do fungo causador da ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi), praticamente o mesmo desempenho obtido nas aplicações de misturas. Em outro campo, no qual era maior a severidade da doença, o fungicida da Sipcam Nichino cravou 84% em efetividade, contra de 70% a 81% dos tratamentos-padrão.

De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado, os bons resultados alcançados por Fezan® Gold diante da ferrugem nas últimas safras têm relação direta com a tecnologia de base da solução. “Reúne as propriedades sistêmica e protetora com ação multissítio, permanecendo um dos poucos do mercado a contar com tais características”, resume Freitas.

Chuvas e manejo consciente

Segundo Freitas, com as fortes chuvas que atingem a região Sul do Brasil neste início de safra da oleaginosa, é possível que os casos de ferrugem asiática da soja se intensifiquem. Portanto, acrescenta o agrônomo, “será fundamental ao produtor monitorar atentamente as lavouras, com objetivo de controlar a doença no início”.

“Essa medida permite potencializar a eficácia dos tratamentos preventivos com fungicidas como Fezan® Gold”, continua Freitas. “Não controlada, a doença traz perdas de até 90% a uma lavoura”, ele alerta. Freitas lembra também que o manejo eficaz da doença passa ainda pelo chamado manejo consciente da soja. “Respeitar o vazio sanitário, plantar variedades tolerantes a patógenos, fazer o controle químico com intervenções preventivas, intervalos entre aplicações e manejo de resistência são medidas indispensáveis”, finaliza.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Veja Mais
Preços do arroz sobem na última semana, mas acumulam cinco mese...
Preço do frete rodoviário recua, com expectativa de elevação ...
Mercado do algodão registra queda no Brasil e alta em Nova York ...
Exportações brasileiras de frutas ultrapassam US$ 1,3 bilhão e...
Tecnologia: sementes de inovação plantadas há um ano no Pantan...
Safra 2024/25: soja alcança recorde histórico e segunda safra d...
Trégua no Oriente Médio traz alívio ao mercado de fertilizante...
Plano Safra e Funcafé garantem crédito recorde ao cafeicultor...
Queda nos preços do açúcar e dólar fraco criam cenário desaf...
Brasil mira potássio argentino para reduzir dependência externa...
Mais vistos