Segunda-Feira, 24 de Julho, 2024 Acesse nosso Instagram
13-06-2024

Potencial dos Sistemas Agropecuários Sustentáveis na Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa no Brasil

A agricultura brasileira tem avançado significativamente em direção a práticas mais sustentáveis, buscando aumentar a produtividade das culturas e mitigar os impactos ambientais. Desde o surgimento do sistema plantio direto até os sistemas integrados de produção agropecuária, como a integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF), o país tem adotado soluções baseadas na natureza para alcançar esses objetivos.

Referência Mundial em Sustentabilidade

Atualmente, o Brasil é reconhecido mundialmente pelo uso de práticas de manejo sustentáveis na agropecuária. Com mais de 35 milhões de hectares sob sistema plantio direto e mais de 17 milhões de hectares em sistemas integrados de produção agropecuária, o país destaca-se nesse cenário.

Desafios e Oportunidades

No entanto, ainda há desafios a enfrentar, especialmente relacionados à degradação de pastagens pouco produtivas. Para abordar essas questões, pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo conduziram um estudo publicado na revista Journal of Cleaner Production.

Potencial de Mitigação das Emissões

O estudo buscou avaliar o potencial de mitigação das emissões dos gases de efeito estufa (CO2, CH4 e N2O) com a adoção de práticas de Agricultura Inteligente ao Clima (CSA) no Brasil. Converteu-se áreas de pastagens degradadas e agricultura convencional para práticas de CSA, como os sistemas integrados de produção, mostrando-se promissor para reduzir as emissões de gases.

Necessidade de Investimento e Pesquisa

Os resultados destacaram a importância de mais pesquisas e investimentos, especialmente em regiões com pouca representatividade espacial. Além disso, ressaltou-se a urgência de aprimoramentos metodológicos e medições frequentes de gases do efeito estufa em diferentes sistemas de CSA ao longo de vários anos.

Apoio à Sustentabilidade

O estudo não apenas contribui para o refinamento do inventário nacional de gases do efeito estufa, mas também fornece evidências científicas essenciais para apoiar políticas, projetos e investimentos em práticas agrícolas mais sustentáveis no Brasil.

Compromisso Institucional

O trabalho está vinculado às atividades de dois Centros de Estudos da USP, o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON) e o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), destacando o compromisso contínuo com a pesquisa e o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Link para o artigo

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja Mais
B3 não se define para o milho...
Queda nas cotações da soja reflete aumento da oferta e menor de...
Biosseguridade nas granjas é determinante para alcançar o suces...
Portaria regulamenta a utilização do Fundo Garantidor de OperaÃ...
Títulos do agronegócio apresentam bom desempenho e crescem em m...
USDA Prevê Aumento na Produção e Consumo Mundial de Café em 2...
Produtores brasileiros de Trigo avançam no plantio enquanto moin...
Atraso nas pastagens de inverno exige medidas que evitem perda de...
Mato Grosso do Sul Investe Bilhões para Consolidar Posição no ...
USDA: soja 2024/2025 tem expectativa positiva para principais pla...
Mais vistos