Domingo, 30 de Julho, 2024 Acesse nosso Instagram
27-06-2024

Consumo de Etanol no Brasil Supera Expectativas, Enquanto Gasolina Regride, Diz StoneX

Consultoria StoneX revisa projeções para demanda de combustíveis em 2024

A demanda combinada por etanol e gasolina no Brasil deve alcançar 58,6 bilhões de litros em 2024, representando um aumento de 2,4% em relação a 2023, impulsionada pela maior competitividade do biocombustível, conforme projetou a consultoria StoneX. Essa revisão positiva leva em conta os resultados parciais do ano de vendas de combustíveis do ciclo Otto, que registraram um crescimento de 4,7% no primeiro quadrimestre, além das tendências de novos veículos e previsões de crescimento econômico.

Em fevereiro, a estimativa previa um aumento de 1,9%, totalizando 58,3 bilhões de litros. No entanto, as novas projeções da StoneX refletem uma mudança significativa no consumo de etanol hidratado, que agora deve atingir 25% de participação de mercado em 2024, contra 24,2% estimado em abril, totalizando 20,9 bilhões de litros no ano. "As vendas do biocombustível estão em ritmo elevado em relação a 2023, devido aos preços mais competitivos do etanol hidratado, especialmente no centro-sul do país," destacou o relatório.

Por outro lado, a gasolina C, que contém mistura de etanol anidro, deverá ter preços menos atrativos nas principais regiões consumidoras ao longo de 2024. Como resultado, a StoneX revisou para baixo a demanda prevista para a gasolina, com uma queda de 4,4%, totalizando 44 milhões de metros cúbicos, comparado à estimativa inicial de 44,2 milhões de m³. No ano anterior, a gasolina C atingiu um recorde de vendas.

A consultoria também apontou um crescimento significativo nas vendas de veículos leves para 2024, estimado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em 12%. "A introdução de novos automóveis aumenta a disponibilidade de veículos para uso pelas famílias, que, com um maior nível de renda disponível, tendem a consumir mais combustíveis," explicou a StoneX.

Essas análises sublinham a dinâmica do mercado de combustíveis no Brasil, com o etanol ganhando espaço sobre a gasolina, impulsionado por preços mais competitivos e uma demanda crescente por biocombustíveis.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja Mais
Empresas movimentam mercado de açúcar...
Mercado de Algodão em Junho: Bolsa de Nova York e Alta Demanda S...
Mercado de Café Enfrenta Volatilidade em Junho, mas Termina com ...
Previsão de sábado indica aumento de nebulosidade e probabilida...
Novo índice ajuda pecuária leiteira a usar água com mais efici...
Milho: preços estáveis e desafios na exportação...
Dólar preocupa o agro...
Expectativas do mercado de soja frente aos relatórios de plantio...
Quatro estados seguem pessimistas sobre os preços do boi gordo; ...
FRANGO: PREÇOS ENCERRAM JUNHO EM MOVIMENTOS DISTINTOS...
Mais vistos