Quinta-Feira, 19 de Outubro, 2024 Acesse nosso Instagram
18-09-2024

Prazo para Entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2024

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2024 teve início no dia 12 de agosto e se estende até 30 de setembro. É essencial que os produtores rurais cumpram o prazo para evitar multas por atraso.

A declaração é obrigatória para todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que sejam proprietárias, usufrutuárias ou tenham qualquer direito sobre imóveis rurais, conforme a Instrução Normativa RFB nº 2.206/2024.

Os interessados devem submeter a declaração através do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível no site da Receita Federal, ou pelo Receitanet. O imposto é exigido para todos os imóveis rurais, salvo exceções de isenção e imunidade previstas por lei. O não cumprimento do prazo pode acarretar multas e juros.

O pagamento pode ser realizado por meio de DARF ou QR Code (Pix). Para imóveis registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), é necessário informar o número do recibo de inscrição correspondente. Apesar da publicação da Lei 14.932/24, que dispensou a necessidade do Ato Declaratório Ambiental (ADA), é recomendável ainda realizar o último ADA para a DITR 2024.

Em Minas Gerais, os produtores podem buscar apoio do Sistema Faemg Senar e dos Sindicatos de Produtores Rurais, que estão disponíveis para esclarecer dúvidas e auxiliar no processo de emissão e pagamento do ITR.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja Mais
Imposto menor em MS reduz preços, atrai negócios, gera empregos...
Soja recua e registra queda nos principais contratos em Chicago...
Clima Favorável Pode Impulsionar Área de Algodão na 1ª Safra ...
Alta de Importações de Trigo deve Manter Preços Elevados no Br...
Preços do boi disparam com aumento da demanda para exportação...
Soja não oscila: Veja os preços...
Milho fecha negativo na B3...
Previsão do tempo em Mato Grosso do Sul aponta para dia predomin...
Quiabo Tropical: Uma Vantagem Competitiva para o Produtor Rural...
Uso de sementes de feijão dobra em dois anos, aponta Ibrafe...
Mais vistos