Terça-Feira, 23 de Maio, 2024 Acesse nosso Instagram
23-06-2023

Café: Cercosporiose e seca-de-ponteiros são alvos de fungicida em práticas de manejo protetivo da cultura

Solução Metiltiofan® mostra eficácia nos programas de tratamento das doenças que transferem perdas potenciais de 30% a 40% à produção

Uma série de testes e pesquisas liderados pela equipe técnica da Sipcam Nichino Brasil respalda a efetividade do fungicida Metiltiofan® na proteção do cafeeiro. Conforme a empresa, integrado a programas de manejo de doenças, essa tecnologia age com eficácia no controle das doenças cercosporiose ou mancha-do-olho-pardo (Cercospora coffeicola) e seca-de-ponteiros (Phoma costarricensis). Ambas, dizem especialistas, ocasionam perdas de produção estimadas entre 30% e 40%.

“Trata-se de uma solução eficaz, acrescida da entrega de uma boa relação custo-benefício ao produtor”, resume Sérgio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado. Segundo o agrônomo, Metiltiofan® conta com característica protetora/curativa “e compõe uma ampla linha de tecnologias da companhia recomendadas na proteção do café”, diz.

De acordo com Sérgio Camargo, em relação à cercosporiose ou mancha-do-olho-pardo, a companhia prescreve aplicações bem no início da formação dos frutos do cafeeiro, no “estádio chumbinho”. Já no tratamento visando o manejo da seca-de-ponteiros, acrescenta ele, “o agricultor deve acompanhar a cultura e ficar atento, sobretudo, ante condições de baixas temperaturas e alta umidade”.

Conforme o agrônomo, Metiltiofan® tem a efetividade potencializada, ainda, nos programas de manejo de resistência de patógenos a fungicidas sistêmicos.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Veja Mais
Mercados de açúcar fecham semana sem tendência definida...
Café robusta avança com preocupações no Vietnã, mas arábica...
Mercado de soja retrocede em Chicago apesar de alta no trigo e mi...
Prêmios recuam para o milho...
Firmeza dos preços domésticos do trigo mantida pela paridade de...
Produtores rurais podem renegociar dívidas do crédito rural at...
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem ...
Brasil conquista dois novos mercados para pescados na Índia...
Clima favorece atividades de campo; comprador de milho segue retr...
Queda nos preços da carne suína reflete escoamento fraco...
Mais vistos