Terça-Feira, 23 de Maio, 2024 Acesse nosso Instagram
17-08-2023

Terbutilazina supera tratamentos-padrão no controle de invasoras resistentes na cultura do milho

Resultados a campo avalizam desempenho de solução da Sipcam Nichino, que chegou ao país recentemente formulado com molécula inovadora

Em um evento temático realizado recentemente na goiana Uruaçu, a Sipcam Nichino apresentou novos resultados atrelados a seu herbicida de marca Click®, que chegou ao país há cerca de dois anos. A companhia divulgou números expressivos obtidos em campos demonstrativos e áreas comerciais, tendo em vista o controle de invasoras resistentes a herbicidas como picão-preto, capim-pé-de-galinha, leiteiro, buva, capim-amargoso e caruru.

Conforme a empresa fabricante, Click® chegou ao mercado há cerca de dois anos, formulado à base da nova molécula Terbutilazina, desenvolvida na Europa. No Brasil, acrescenta a companhia, essa solução tem recebido avaliações favoráveis por parte de produtores e de órgãos de pesquisas, aplicada em milho verão e milho safrinha.

Segundo informa o engenheiro agrônomo Vitor Cabral Araújo, da área de desenvolvimento de mercado, comparado nos últimos ensaios a tratamentos padrão, no manejo de três invasoras de difícil controle - capim-amargoso, capim-pé-de-galinha e capim-colchão -, Click® transferiu eficácia média de 100%, contra de 89% a 90% dos demais herbicidas, aplicados isoladamente ou em associação.

Observado sobre outro grupo de invasoras considerado de alta complexidade – vassourinha-de-botão, buva e capim-colchão -, o herbicida da Sipcam Nichino novamente se manteve hegemônico: a média de controle obtida pela solução chegou a 80%, frente a de 30% a 69% dos tratamentos-padrão, conforme ressalta Vitor Cabral.

“Os resultados consolidados desses campos respaldam os benefícios da atividade pré-emergente e o efeito residual prolongado da Terbutilazina”, diz Cabral. “Em todos os cenários, o herbicida também contribuiu para uma área mais limpa após a colheita, mesmo sob condições de alta infestação”, conclui.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Veja Mais
Mercados de açúcar fecham semana sem tendência definida...
Café robusta avança com preocupações no Vietnã, mas arábica...
Mercado de soja retrocede em Chicago apesar de alta no trigo e mi...
Prêmios recuam para o milho...
Firmeza dos preços domésticos do trigo mantida pela paridade de...
Produtores rurais podem renegociar dívidas do crédito rural at...
Mapa publica portaria para o processamento de produtos de origem ...
Brasil conquista dois novos mercados para pescados na Índia...
Clima favorece atividades de campo; comprador de milho segue retr...
Queda nos preços da carne suína reflete escoamento fraco...
Mais vistos